Análise Estatística de Dados

análise estatística de dados em SPSS/AMOS para investigação, teses, trabalhos académicos e estudos de mercado

Análise dos resultados obtidos em SPSS

Análise dos resultados obtidos em SPSS

Os dados obtidos são analisados pelo SPSS de diversas formas com o objetivo de dar resposta às hipóteses, questões de investigação ou objetivos estipulados para o seu trabalho académico.

Os testes utilizados pelo SPSS permitem realizar diversas análises descritivas (Ex: Medidas de Tendência Central, Dispersão e Distribuição) para uma pequena descrição dos resultados obtidos, correlação entre variáveis de forma a verificar se existe influência significativa de uma variável noutra (Ex: Correlação de Pearson e Correlação de Spearman) e também comparações de frequências e médias entre grupos, com recurso a Testes Paramétricos (Ex: Test t e Teste Anova) e Não paramétricos (Ex:Teste Mann-Whitney e Teste Kruskall-Wallis).

O SPSS permite também a realização de análises mais complexas e multi variadas tais como:

  • Regressões lineares: Com o SPSS é possível estabelecer previsões relativas a relação entre variáveis, assim como a escolha de modelos explicativos mais significativos de mudança de uma variável relativamente a determinado aspecto ou condição.
  • Análise Factorial e de Clusters: O SPSS permite também formular novas variáveis explicativas de um determinado aspeto ou condição a partir de um conjunto mais numeroso de variáveis.

A utilização deste tipo de análises em SPSS é muito útil para a formulação de conjuntos ou aglomerados de dados com características em comum (Análise de Clusters) e também para a criação de sub-escalas relativas a questionários ou instrumentos de avaliação (Análise Factorial).

Social